top of page

E a Revisão da Vida toda?

Na última quinta-feira (01), o Tema 1102 – REVISÃO DA VIDA TODA, foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal - STF.


Mas o que isso significa?

A revisão consiste em incluir no cálculo da sua aposentadoria os períodos contributivos de toda a sua vida. A aposentadoria era calculada apenas com as 80% maiores contribuições para o INSS a partir de julho de 1994, época do plano real.




Com isso, todas as contribuições antes de 1994 não entravam no cálculo da Renda Mensal Inicial, prejudicando quem ganhava melhores salários antes de 1994 e passou a ganhar menos ou quem passou a não contribuir ao INSS depois de 1994.


O que muda com a revisão da vida toda é que todas as contribuições, mesmo as anteriores a 1994, entram no cálculo da aposentadoria. O que na prática, em muitos casos, gera uma considerável diferença no valor do benefício.


A revisão da vida toda, como em todos os casos de revisão, exige uma análise minuciosa e personalizada no que diz respeito aos cálculos, visto que nem todo o segurado será beneficiado por essa nova tese. Por isso, recomendamos que fale com um advogado para que seja analisado se você será ou não beneficiado por essa nova revisão.


Ficou com alguma dúvida? Preencha os campos abaixo e a nossa equipe em breve vai entrar em contato com você.




Σχόλια


bottom of page