top of page

Por que elaborar um Código de Conduta?

É certo que as empresas possuem o poder de influência nas grandes transformações que ocorrem na sociedade. Por isso, a transformação das relações do trabalho podem mudar toda a coletividade. Shawn Achor [1]nos ensinou que a felicidade precede o sucesso e não resulta dele. Portanto, não há dúvidas de que a felicidade nos leva ao sucesso em todos os âmbitos, principalmente no trabalho.


Tem-se, então, que o meio ambiente do trabalho é responsável pela saúde tanto do funcionário como da empresa. Nesse sentido, o Código de Conduta será um catalizador da ética, produtividade e felicidade no ambiente empresarial. É importante destacar que a elaboração do código não tem como objetivo, apenas, estabelecer normas e condutas aceitas ou rejeitadas pela organização.


Por que elaborar um Código de Conduta? O principal objeto é a implementação da cultura ética, que será de suma importância para a sustentabilidade da empresa. É uma ferramenta estratégica! Estabelecerá parâmetros para o relacionamento dos colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores e empregados. Será a ponte entre a ética e a organização.


Torna-se a identidade empresarial, a referência de valorização de todos aqueles que se relacionam com a organização. É, ainda, uma oportunidade para que a empresa apresente sua visão, juntamente com todas as atividades que exerce, demonstrando seus resultados e a maneira como administra os conflitos empresariais.



No código de conduta a sociedade conhecerá as diretrizes da empresa (missão, visão e valores). A sua elaboração é imprescindível! Uma organização não se desenvolve sozinha. Por isso, o código terá grande responsabilidade pela construção de um relacionamento saudável com parceiros e, até mesmo, concorrentes, elevando o nível de confianç


a nas relações internas e externas.


Indubitável a importância de publicizar o Código de Conduta, principalmente, para a preservação da imagem e reputação da empresa, apresentando para toda a sociedade seus valores, princípios e sua missão.

[1] Achor, Shawn. O jeito HAVARD de ser feliz. Editora Benvirá.




コメント


bottom of page