top of page

Meu empregado foi assistir ao jogo e retornou bêbada, posso demitir?

Nós sabemos que o Brasil, conhecido como país do futebol, faz uma festa quando está em período de copa do mundo, tanto que muitas empresas dispensam os funcionários ou param tudo apenas para assistir aos jogos. Lembrando que, jogo do Brasil não é feriado e se a Empresa dispensa poderá requerer a compensação.


Dessa maneira, algumas empresas também utilizam como solução o banco de horas, ou seja, pede para os empregados retornarem apenas após o jogo.


É muito comum que as pessoas façam o consumo de bebidas alcoólicas durante os jogos. Mas, no caso do empregado ter que retornar ao ambiente de trabalho após o jogo, podem retornar embriagados?





Para a Justiça do Trabalho, em caso de embriaguez em o Empregado pode ser demitido por justa causa. A única ressalva é se o empregado for alcoólatra, pois é considerado doença e ele deve ser encaminhado ao INSS.


A Consolidação das Leis do Trabalho , no artigo 482, alínea "f", determina que a embriaguez (habitual ou em serviço) é falta grave por parte do empregado, sendo este um dos motivos que constitui a extinção do contrato de trabalho por justa causa.


Portanto, recomenda-se que o empregado que tenha que retornar ao trabalho após o jogo não ingira bebida alcoólica, uma vez que poderá ser penalizado com dispensa por justa causa em caso de retornar embriagado.


Ficou com alguma dúvida? Preencha os campos abaixo e a nossa equipe em breve vai entrar em contato com você.




Comments


bottom of page